top of page

Canal de Suez

  • Foto do escritor: Ednei Torresini
    Ednei Torresini
  • 12 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

#3 - Canal de Suez

DSC08507.JPG

O Canal de Suez é um canal que foi construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, com o intuito de ser usado como via de circulação de navios. Esse canal artificial possui 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade. Sua construção foi muito importante do ponto de vista do transporte marítimo, pois sem a sua existência, uma embarcação que saisse da Itália, por exemplo, com destino à Índia, teria que contornar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança. Antes da construção do canal, o fluxo de mercadorias ocorria em terra, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

DSC08481.JPG

O canal foi construído entre 1859 e 1869, obra executada pela Companhia Suez de Ferdinand de Lesseps. Cerca de 1,5 milhão de egípcios trabalharam em sua construção, desses, aproximadamente 125.000 morreram, sobretudo de cólera. Egito e França eram os proprietários do canal, a inauguração oficial foi em 17 de novembro de 1869. Em razão da dívida externa contraída pelo Egito, o país teve que negociar o canal com o Reino Unido, que permitiu aos britânicos a travessia rumo à Índia. O controle do canal por um único do país foi extinto em 1888, por meio da Convenção de Constantinopla, que garantia, mesmo em período de guerra, a utilização do canal por qualquer nação. Ao contrário do Canal do Panamá, o canal de Suez é destituído de comportas ou eclusas, isso é explicado pelo fato de não haver desníveis ou diferenças quanto ao nível do mar ao longo do trajeto. A relevância desse canal é enorme, nele ocorre o fluxo de 14% do transporte mundial, cerca de 15.000 navios atravessam anualmente o Suez.

DSC08475.JPG

O Canal de Suez é um canal que foi construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, com o intuito de ser usado como via de circulação de navios. Esse canal artificial possui 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade. Sua construção foi muito importante do ponto de vista do transporte marítimo, pois sem a sua existência, uma embarcação que saisse da Itália, por exemplo, com destino à Índia, teria que contornar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança. Antes da construção do canal, o fluxo de mercadorias ocorria em terra, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O canal foi construído entre 1859 e 1869, obra executada pela Companhia Suez de Ferdinand de Lesseps. Cerca de 1,5 milhão de egípcios trabalharam em sua construção, desses, aproximadamente 125.000 morreram, sobretudo de cólera. Egito e França eram os proprietários do canal, a inauguração oficial foi em 17 de novembro de 1869. Em razão da dívida externa contraída pelo Egito, o país teve que negociar o canal com o Reino Unido, que permitiu aos britânicos a travessia rumo à Índia. O controle do canal por um único do país foi extinto em 1888, por meio da Convenção de Constantinopla, que garantia, mesmo em período de guerra, a utilização do canal por qualquer nação. Ao contrário do Canal do Panamá, o canal de Suez é destituído de comportas ou eclusas, isso é explicado pelo fato de não haver desníveis ou diferenças quanto ao nível do mar ao longo do trajeto. A relevância desse canal é enorme, nele ocorre o fluxo de 14% do transporte mundial, cerca de 15.000 navios atravessam anualmente o Suez.

DSC08505.JPG

Passamos 2 vezes pelo canal. Uma vez na travessia de navio Savona até Dubai e depois o retorno de Dubai a Veneza.

Quem quiser atravessar o canal, pode até ser de carro, precisa esperar embarcações para passar para o outro lado.

Na foto abaixo, os 2 lados de terra, o canal, navios atravessando o canal e a Favolosa deixando seu rastro.

DSC08478.JPG

Tenho várias fotos, tento colocar as mais interessantes e diferentes. Nesse caso, os barcos da marinha egípcia acompanham o trajeto e no fundo, os outros navios. Fomos o 1° posicionado para atravessar o canal, no total de 18 navios na travessia, estilo fila indiana.

"Welcome to Egypt", são as boas vindas!!!! Passamos por vários paises, mas o canal, na sua maior parte, fica em terras egípcias.

DSC08526.JPG

 
 
 

Comentarios


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
SIGA
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
Visitantes

© 2023 por FAÇA VOCÊ MESMO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page