Estádios de Futebol (1): Besiktas JK (Turquia)
- Ednei Torresini
- 22 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
Passamos por diversas cidades. O Ednei, como professor de educação física e fanático por esportes, sempre procurava conhecer a maioria dos estádios de futebol espalhados pelo mundo. Poderia não ser somente estádios de futebol, no decorrer dos dis iremos postas estádios de beisebal, estádios onde ocorreram Olimpíadas e até mesmo torneios internacionais de tênis, jogos dos campeonatos nacionais e até mesmo maratona. A vida esportiva não para mesmo estando do outro lado do mundo.
Da série "Estádios de Futebol (1)", começamos com esse que conheci o Beşiktaş İnönü Stadyumu, mais conhecido como Ninho da Águia (mascote do Besiktas), localizado na cidade de Istambul na Turquia.

Por fora muito bonito, todo de pedra branca. Está muito bem localizado e deve ser um dos únicos estádios de futebol que podem ser visitados por pessoas do continente europeu e asiático, sendo separado somente por uma ponte no Estreito de Bósforo.

O Estádio tem capacidade para 32mil torcedores, inaugurado em 1947. Está localizado no continente europeu.
Engraçado que chegamos nesse dia e estava fechado, pois ia ser reformado.

Várias propagandas, diversos parceiros, o Beşiktaş Jimnastik Kulübü, mais conhecido como Beşiktaş (leia-se Bechiktach) ou simplesmente Besiktas 13 vezes campeão turco, atualmente perde espaço para o atual campeão o Galatasaray e Fenerbahce. Ficou em 3º lugar no último campeonato nacional.

Os Águias Negras, como são conhecidos, tem um museu aparentemente pequeno. A princípio deixaram ver apenas o museu, sem deixar entrar no gramado. Troféus de vários esportes, desde futsal, voleibol, basquetebol, categorias de base e, claro, o futebol profissional. Apenas um grande corredor, sem janelas. A entrada foi gratuita.

Logo na entrada, um painel de flâmulas dos adversários que o Besiktas já jogou e, flâmulas antigas do próprio clube.

Não poderia passar em branco. Para a grande maioria, o maior de TODOS os tempos. Está lá, uma camiseta enquadrada do Besiktas com o autógrafo do Rei Pelé. Ele é muito idolatrado por aquelas bandas.

Até então, não poderia entrar no gramado, conhecer por dentro. Eles levaram somente no museu, o "guia" comentou que poderia tirar fotos do museu e ficar no máximo 30min por lá. Acheamos estranho, mas a luta para conhecer dento do estádio continuou. Imagina ir a quaquer estádio e ver somente por fora, é igual a ir a Roma e não ver o Papa (isso que fomos no Vaticano e não vimos o Papa heheheehehh).
Lá pelas tantas, o guia saiu do museu. Observamos lá no fundo desse imenso corredor uma uz e, parecia o sol entrando numa janela ou porta. Fomos até lá e adivinha? Era um portão que estava aberto e dava direto no gramado. Não deu outra, o jeito é aproveitar o desleixo do cidadão para bater fotos e fazer um filme ao menos.


O Caxias está sempre conosco, todos os lugares irão ver o esquadrão grená.

Infelizmente só conseguimos entrar até essa parte, cá entre nós, onde a ambulância entra e sai do estádio. Bom que estava aberto e deu para ver por dentro e bater algumas fotos.
O nosso "guia" chegou, disse que não poderia estar lá, pegou a câmera e queria que apagasse as fotos. Pedimos pesdulpas e saimos de lá. Era proibida a passagem naquele lugar, tinha uma fita vermelha, uma trancena, que não permitia a entrada de ninguém. Ok, o "jeitinho brasileiro" ajudou um pouco nesse caso.
Depois disso, fomos na loja do Besiktas que fica ao lado.



Não conseguimos bater foto dentro, não deixaram. Já entramos no estádio e estavamos no lucro.
Acompanhem nos próximos dias, mais Estádios de futebol.
Continue viajando com a gente.
Comments