Flores da Cunha (RS)
- Ednei Torresini
- 9 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
A cidade de Flores da Cunha, localizada na Serra Gaúcha, tem uma tradição que ocorre há 50 anos, a confecção de tapetes de serragem de Corpus Christi.
A cidade é famosa por ser a "Terra do Galo" devido a um episódio onde um mágico passou pela cidade dizendo que iria cortar a cabeça de um galo e que, em seguida, iria fazer uma mágica, o pescoço novamente se uniria ao resto do corpo e o galo voltaria à vida. Porém, na hora da apresentação, após perceber que ali estavam diversas autoridades, viu-se em apuros e disse que havia esquecido o pó mágico e que ia buscá-lo. Neste meio tempo, ele fugiu da cidade deixando todos sem entender o que havia ocorrido.
Logo na entrada da cidade o galo aparece.

Saimos de Caxias do Sul/RS com destino a Flores da Cunha/RS, distante 15km e já na entrada da cidade, muito movimento devido ao evento realizado na praça central. Muitos carros aglomeravam na avenida principal.

Estacionamos o carro e fomos ver de perto os famosos e tradicionais tapetes de serragem de Corpus Christi ao redor da Praça da Bandeira.

O trabalho para preparação das 26 toneladas do produto começou ainda em maio. A base dos tapetes foi colocada na 3ªf e os desenhos finalizados entre a noite de 4ªf e madrugada de 5ªf. A tradição completa 51 anos na cidade.

Os tapetes foram confeccionados por 24 entidades, como escolas e associações. Alguns têm motivos religiosos, já outros lembram os 140 anos da imigração italiana no Estado, celebrados em 2015.

Foram utilizados diversos materiais além da serragem: sabão em pó, pó de café, bolas de isopor coloridas e folhas de cipestres. Sem falar que alguns possuem muito brilho e diversas cores.

É interessante ver o trabalho muito bem detalhado. Com cores e formas diversas. A Mirian gostou.

Na nossa opinião, uma das figuras mais bonitas foi essa abaixo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Toda essa celebração ocorreu na praça central, mas não podemos deixar de lado a bela catedral da cidade. Ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, há um imponente campanário de 55 metros de altura, todo em pedras de basalto, num total de 11.122 pedras. Demorou três anos sua construção: de 1946 a 1949, sendo que as pedras eram transportadas de caminhão e puxadas para cima com roldana. Possui 5 sinos no total.

Durante todo o dia, ocorreu a venda de produtos coloniais, vinhos, suco de uva e chocolate na área central e, também, apresentação de diversos shows.

Quem não conhece pode visitar Flores da Cunha no feriado de Corpus Christi. Não somente a cidade, mas a região: Nova Roma do Sul, Nova Pádua, São Marcos, Antonio Prado e Farroupilha.

Conheça a região da Uva e do Vinho, a Serra Gaúcha te espera!!!

O feriadão foi em Flores da Cunha e terminou nas Thermas de Machadinho, como acompanharam no post anterior.
Continua viajando com a gente!!!
Comments